Você sabe o que é Epigenética e como o estilo de vida pode influenciar na sua saúde?

A epigenética é definida como mudanças na expressão gênica que podem ser herdadas e que não alteram a sequência do DNA.

Epigenética e estilo de vida
Epigenética e estilo de vida

Ao ouvir sobre “Epigenética” é comum pensarmos em “Genética”, na herança dos gens que recebemos dos nossos pais, mas acrescentar o prefixo grego “Epi”, que significa “ao redor”, traz um sentido diferente. A epigenética é definida como mudanças na expressão gênica que podem ser herdadas e que não alteram a sequência do DNA. Ou seja, o DNA não muda, mas sua expressão e como age nas nossas células pode mudar de acordo com eventos externos.

Epigenética é o estudo de alterações na regulação de todos os genes que temos em nosso corpo, sem alterar a sequência do DNA. Os eventos epigenéticos atuam através de modificações químicas no DNA e suas proteínas associadas, influenciando em diversas doenças ao longo da vida.

E como tudo isso se conecta com o estilo de vida? 

O estilo de vida pode determinar se uma característica adormecida será ativada ou não. Alguns processos de envelhecimento, surgimento de cânceres, doenças neurológicas (esquizofrenia, distúrbio bipolar, Alzheimer, autismo) e doenças crônicas não transmissíveis (dentre elas a doença periodontal, obesidade, diabetes, hipertensão) podem ser associados à epigenética e alterados em decorrência de acontecimentos ao longo da vida. 

A etiologia das doenças crônicas não transmissíveis é complexa e envolve fatores de risco não modificáveis (genética, sexo e idade) e modificáveis (tabagismo, sedentarismo, alimentação não saudável e consumo excessivo de bebidas alcoólicas e açúcar). Os fatores modificáveis são passíveis de correção e relacionados ao modo e estilo de vida. O processo epigenético é dinâmico e se altera durante a vida, a melhor parte é que pode ser revertido através de mudanças nos hábitos diários. 

A doença periodontal é uma doença inflamatória que resulta em destruição progressiva dos tecidos de suporte do dente, o ligamento periodontal, cemento e osso alveolar e, em casos mais severos, pode levar à perda do dente. A periodontite é uma das doenças bucais mais comuns na população adulta. Fatores associados ao estilo de vida, como o tabagismo e padrões alimentares, bem como a higiene oral também são associados com a prevalência da periodontite.

Aqui no IBZ, além de oferecer todos os tratamentos especializados preventivos e curativos também nos preocupamos em orientar sobre os hábitos dos nossos pacientes, dicas de produtos saudáveis e oferecemos aulas de Yoga. Conheça nosso espaço!

Dra. Marcela Di Moura 

Doutora e Mestre em Periodontia - Unicamp

Especialista em Periodontia - Unicamp

Especialista em Prótese e Reabilitação Oral - Unifasam

Pós graduada em Implantodontia - Fundecto